domingo, 10 de junho de 2007

14º FNT apresenta os conselheiros que vão indicar os espetáculos para a Mostra Nordeste

Para esta edição, um profissional da área teatral de cada estado do Nordeste, exceto o Ceará, indicará peças locais para participar do Festival

A 14ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontecerá de 14 a 22 de setembro na cidade cearense, concretiza uma reformulação há muito tempo pensada: a mostra da região Nordeste deixa de ser competitiva. Com a inovação, mudou também o critério de escolha dos espetáculos. Um conselheiro de cada estado, com exceção do Ceará, foi nomeado para indicar três peças para participação na Mostra Nordeste. Os conselheiros são profissionais, pesquisadores ou gestores culturais de grande atuação na área teatral, que têm a missão de sugerir as melhores montagens de seus respectivos estados.

Os conselheiros são: Wagner Heineck (MA), Romildo Moreira (PE), Marco França (RN), Márcio Marciano (PB), Guilherme Ramos (AL), Francisco Pellé (PI), Elisa Mendes (BA) e Lindolfo Amaral (SE). A coordenação do FNT fará a escolha das peças cearenses. Do total de indicados, nove a 12 peças serão convidadas para a Mostra Nordeste e receberão prêmio participação de R$ 4 mil. Apenas um troféu Beija-Flor será concedido, o de melhor espetáculo eleito pelo júri popular.

Com essa inovação, ao invés de uma comissão de três pessoas do Ceará que até ano passado tinha a responsabilidade de analisar, em vídeo, cerca de 70 espetáculos de todo o Nordeste, agora serão oito profissionais dos estados nordestinos, além da coordenação local, que farão a escolha dos espetáculos em cena, ampliando, assim, os olhares sobre a produção teatral do Nordeste.

QUEM SÃO OS CONSELHEIROS

Wagner Heineck (MA) - Ator, nascido em São Paulo, iniciou sua carreira teatral em 1990. Passou por diversos grupos, foi dirigido por renomados profissionais e desenvolve trabalhos em outras áreas cênicas, como direção, iluminação e produção de textos. Ministrou cursos de interpretação e produziu espetáculos e eventos da área teatral. Trabalhou em São Paulo, Santos, Vale do Ribeira, Porto Seguro e, no momento, vive em São Luís, onde dirigiu até o início do ano o Teatro Alcione Nazareth e o Anfiteatro Beto Bittencourt, e produz as Mostras: Semana de Teatro no Maranhão e Mostra Sesc Guajajara de Artes Cênicas.

Romildo Moreira (PE) - Ator, autor e diretor de teatro, publicou vários livros e artigos em jornais e revistas especializadas em artes. Criou o Festival Recife do Teatro Nacional e o projeto Janeiro de Grandes Espetáculos, quando foi Diretor de Artes Cênicas da Fundação de Cultura Cidade do Recife, projetos que ainda são realizados. Foi Coordenador de Artes Cênicas da Fundarpe, no Governo de Pernambuco, de janeiro de 2001 a janeiro de 2007. Atualmente, administra uma empresa de assessoria e produção cultural.

Marco França (RN) - Músico profissional e ator, compôs várias trilhas para espetáculos de teatro e faz parte do premiado grupo teatral Clowns de Shakespeare. No grupo, é diretor musical, atua em diversos espetáculos e dirige a peça Roda Chico. Na 13ª edição do FNT, ganhou os prêmios de melhor ator coadjuvante e melhor sonoplastia, junto a Ernani Maletta, com o espetáculo O Casamento do Pequeno-Burguês.

Márcio Marciano (PB) - Dramaturgo e diretor teatral integrante da Companhia do Latão (SP), reside na cidade de João Pessoa, onde desenvolve projeto de capacitação e formação de um coletivo teatral para dar continuidade à pesquisa em dramaturgia iniciada na capital paulista. Realiza também, junto à Fundação Cultural da Paraíba, projeto de oficinas continuadas para atores da cidade de João Pessoa. Atuou como crítico na Revista Bravo! e, recentemente, na II Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, realizada nessa cidade.

Guilherme Ramos (AL) - Especialista em Gestão de Organizações Sociais, arquiteto e urbanista, ator, diretor, dramaturgo, poeta e músico prático, coordena atualmente a parte artístico-cultural do SESC/Alagoas e é Secretário Geral da Companhia Teatro da Meia-Noite Artistas Associados, onde coordena o Ponto de Cultura Circo-Escola de Incentivo às Artes. Atualmente, especializa-se em Ensino da Arte – Teatro na Universidade Federal de Alagoas.

Francisco Pellé (PI) - Ator e produtor cultural, é formado pela Universidade de Coimbra em Administração Teatral. Ganhou o prêmio de melhor ator no I FNT com a peça Raimunda Pinto, Sim Senhor!. É membro da Associação Cena Lusofóna, com sede em Coimbra, que trabalha com pesquisa, produção e divulgação de teatro de língua portuguesa no mundo. Ocupa cargo de assessor técnico da Fundação Cultural do Piauí.

Lindolfo Amaral (SE) - Membro do grupo Imbuaça desde 1978, no qual atua, já dirigiu diversos espetáculos e coordena o Ponto de Cultura Nosso Palco é a Rua. Com ele percorreu quase todo o Brasil, além de Portugal e Equador. Também dirigiu peças de outros grupos de Sergipe e Alagoas. É pós-graduado em Teatro na UFPB (1984) e em Administração Cultural na UFBA (1985), onde também obteve o título de Mestre em Artes Cênicas. Estudou na Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe (Havana/Cuba) em 1993 e na Escola Internacional de Antropologia Teatral, em 1994, com o diretor Eugênio Barba.

Elisa Mendes (BA) - Atriz e diretora teatral, participou de espetáculos como Os Saltimbancos, Seis Personagens a Procura de Um Autor, Sim, Marmelada e Castro Alves. Como diretora, assina Murmúrios (co-direção de Nehle Franke), Flor do Lodo, Prisioneiros da Balança, Na Bagunça do Teu Coração, As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, A Vida de Galileu, Lampião e Maria Bonita, dentre outros. Atualmente, é doutoranda em Artes Cênicas na UFBA e desenvolve cursos e oficinas teatrais no interior do Estado, por meio do projeto Domingueiras. Em 2006, participou ainda do Projeto Circuladô Cultural e do Projeto População Cultural, ministrando e supervisando oficinas de teatro e dança, respectivamente.

OUTRAS MOSTRAS e FORMAÇÃO

Além da Mostra Nordeste o FNT terá o Palco Ceará, Parceria com o Sistema Estadual de Teatro (SET) para a participação de 12 grupos do interior do estado; Convidados Nacionais, que serão dois grandes espetáculos, sendo um para a noite de abertura e um para o encerramento; Te Ato à Meia-Noite, onde os atores poderão se inscrever diariamente para apresentações livres e experimentais. A Formação é um dos papéis do FNT, que este ano investirá ainda mais nessa área com residências das companhias da Mostra Nordeste, grupos de trabalho temáticos, oficinas, workshops e debates sobre os espetáculos.

O FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e Theatro José de Alencar, numa promoção da Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Governo do Estado do Ceará (Secretaria Estadual da Cultura), patrocínio Instituto Oi Cultural e apoio institucional do Ministério da Cultura (Lei Rouanet).

14º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 14 a 22 de setembro de 2007 em Guaramiranga, CE. Informações: (85)3321.1405. www.agua.art.br.


CONTATO PARA ENTREVISTA:
Luciano Gomes Bezerra, presidente da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) – (85)3321.1405 / (85)9941.7115 (celular provisório).



06/junho/2007
Assessoria de Imprensa: DÉGAGÉ
Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Tel: (85)3261.7009 / 9989.5876 (Sonia) / 9989.3913 (Eugênia)
imprensafnt@degage.com.br / www.degage.com.br

Nenhum comentário: